-
Arquitetos: Pich-Aguilera Architects
- Área: 9685 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Stéphane Chalmeau
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no sudoeste de Rennes, perto do centro da cidade, em uma área de nova expansão que tem como objetivo desenvolver uma extensão de floresta existente sem anular suas propriedades naturais e cênicas.
O projeto surgiu a partir de uma interação entre urbanistas, paisagistas e biólogos responsáveis pelo edifício. O projeto está localizado em uma área chamada "Floresta Inabitada", onde várias comunidades de habitações sociais devem ser desenvolvidas. Nossa administração responde à tipologia urbana de "ágora", fechada com um grande pátio central. O plano prevê ser fechado, mas permitindo permeabilidade no térreo e no espaço coletivo privado para a cidade. Ele também respeita as árvores antigas existentes.
Um corpo construído mantém a continuidade do tipo de circuito fechado, criando um edifício relativamente capaz de fornecer a cada habitação um terraço exterior, mas com o possível uso como jardim de inverno.
Assim, nos cantos, estão localizados os núcleos de circulação vertical, quebrando o perímetro do terreno. Estes elementos são, de fato, na função e aparência, as dobradiças do projeto, que conectam e se ligam.
As escadas e elevadores discorrem ao longo de um pátio vertical contínuo, através do qual se acessa as habitações.
A flexibilidade desses espaços e sua relação com o pátio comunitário, com vista para permitir um gerenciamento térmico ativo do desempenho do edifício, dependendo das condições climáticas externas.
A fachada recupera para o interior a inerência de seu papel portante de concreto armado, dispondo um isolante contínuo no exterior e uma chapa metálica conformando uma câmara de ar auto-ventilada. O conjunto de suas estratégias para que o edifício tenha um alto rendimento e uma economia substancial de energia.